Uma infeção de candidíase pode ser tratada com medicamentos com receita ou sem receita médica. O tratamento dura cerca de uma semana, mas pode ser mais demorado se o seu sistema imune estiver enfraquecido devido a uma alimentação pouco saudável. Se não melhorar a sua alimentação a candidíase torna-se recorrente e as infeções ficam mais graves.

Hoje eu vou falar dos diferentes medicamentos mais comuns para tratar os ataques do fungo. Junto com a medicação é importante começar a tomar passos para prevenir o reaparecimento da doença. A candidíase recorrente é cada vez mais comum devido à alimentação moderna e por causa do tratamento convencional da doença, que apenas trata os sintomas e não elimina as causas.

As pomadas e os medicamentos servem para aliviar os sintomas da candidíase, mas não eliminam a probabilidade de futuros ataques do fungo. A prevenção de futuras ocorrências de candidíase passa por adaptar a alimentação, eliminar o estresse e melhorar a qualidade do sono. Para mais informação veja o artigo sobre como prevenir a candidíase e a dieta da candidíase.

Como Tratar a Candidíase

Antes de fazer um tratamento sem receita médica é muito importante saber três coisas:

  1. Identificar corretamente os sintomas e se você realmente tem candidíase
  2. Descobrir o tratamento mais correto para aliviar os sintomas do seu tipo de candidíase
  3. Descobrir, identificar e eliminar o que levou ao aparecimento da candidíase para evitar uma nova ocorrência.

Estes passos são importantes de seguir para garantir um diagnóstico e o tratamento certo. O terceiro passo é essencial para quem quer evitar a candidíase recorrente.

Identifique Corretamente a Sua Candidíase

Aqui estão os artigos sobre os sintomas dos diferentes tipos de candidíase:

Depois de ter a certeza de ter a doença você já pode procurar por medicação.

Fluconazol – O Remédio Oral

O remédio mais comum para a candidíase é o fluconazol. Este medicamento é um antifúngico que ajuda no tratamento da candidíase moderada. Pode ser administrado por via oral ou intravenosa.

Pomadas para a Candidíase Feminina e Masculina

Os medicamentos para tratar a candidíase vaginal não necessitam de receita médica. Estes são os mais comuns:

  • Miconazol
  • Cetoconazol
  • Cotrimazol

Deve massagear estas pomadas dentro e à volta da vagina e aplicar de 1 a 7 dias, dependendo do medicamento.

Se a área afetada ficar com mais irritação a candidíase ficar pior, imediatamente a aplicação.

Se estiver grávida consulte um médico antes que qualquer tratamento.

Consulte um médico no caso dos sintomas da candidíase se manterem durante mais do que uma semana.

Remédios para a Candidíase Oral

Para a candidíase oral deve procurar um medicamento com o nistatina para bocejar. Mantenha uma higiene oral adequada para não ter bactérias na boca.

No caso de ter uma criança com candidíase oral deve esterilizar todos os objetos que a criança mete na boca.

As mulheres que estão a amamentar devem ir a um médico para ver se tem candidíase nos seios.

As próteses dentarias devem ser higienizadas.

Os adultos têm várias opções de tratamento disponíveis que as crianças não têm. Estes medicamentos incluem pastilhas de nistatina ou outros antifúngicos que ajudam controlar os sintomas da infecção.

Quem tem candidíase oral deve manter uma higiene oral excelente para não facilitar a multiplicação do fungo.

Tratamento da Candidíase na Pele

A candidíase na pele também é chamada de candidíase dermatóide. As pomadas e loções com clotrimazole ajudam a controlar os sintomas. Para outros medicamentos mais fortes é necessário receita médica.

Mantenha a área afetada seca e limpa. No caso da candidíase em crianças na zona das fraldas é necessária a troca frequente de fraldas e a utilização de cremes para acelerar a recuperação.

As Pomadas e os Remédios Não Fazem Milagres…

Cerca de 75% das mulheres vão ter um episódio de candidíase durante as suas vidas.

Uma infecção de candidíase é um sinal de um sistema imunológico enfraquecido e hormônios desregulados. Se não é a primeira vez que você tem candidíase, então deve começar a pensar nas causas da doença.

Para evitar o aparecimento da doença basta fazer algumas modificações na alimentação, sono e nos níveis de estresse.

Você quer melhorar a sua vida? Então veja a minha dieta especifica para evitar futuras ocorrências da candidíase, aumente os seus níveis de energia e atingir o seu peso ideal.

Livros para Tratamento da Candidíase
O tratamento mais eficaz combina a medicina funcional e convencional e terapias alternativas para atingir os melhores resultados. Eu quero ajudar você a criar os hábitos que eliminam as verdadeiras causas dos seus problemas de saúde crônicos. Para mais informação clique nos livros!

Comentários

  1. Christiane diz

    Gostei muito das explicações! Bem detalhadas e completas. Muito esclarecedor! Parabéns!

  2. Mirian diz

    Muito boa informação, não conhecia como deveria. Agora sim, sei até como me previnir, estou muito agradecida por essa consulta sem ter que ficar envergonhada de perguntar, porque estar tudo muito claro!

  3. Roberta diz

    Fluconazol + Fentizol 600ml

    • Beriane diz

      Eu sinto muito coceira nas minhas parte genitais. Não aguento mais essa coceira que me incomoda. Poderia passar um remédio bom pra isso?

      • Simone diz

        Também tenho. Meu GO passou fluconazol 3 vezes por semana em duas semanas, depois 1 por semana e miconazol para aplicar à noite.

      • Sthephanny diz

        Depois da gestação fiquei com candidiase. Fiquei dois meses sem e logo ao terceiro mês veio a danada. Já tem 4 meses não tomei nada ainda. O que devo tomar primeiro? Tenho vergonha de falar com o ginecologista, porque ele é meu esposo. Então vou tomar algo antes!

  4. Lorranne Cristiny diz

    Adorei a matéria, muito explicativa e interessante. Estão de parabéns!!!

  5. Camila diz

    Oi. Tem remédios naturais?

  6. Maria Elena Ciamarro diz

    Gostei das explicações, será que agora conseguirei me curar???

  7. Maria do Carmo diz

    Nenhum destes medicamentos adianta, pois já usei todos e não serviu. Acho que não tem cura.

    • Veronica diz

      Fui ao médico de emergência e o miserável do médico até me deu um susto, dizendo que poderia está com HIV. Fiquei louca, fiz o teste e graças a Deus não é o HIV que está me causando esse problema, deu negativo. Usei a nistatina oral, melhorou mas não fiquei boa.

  8. Márcio Sebastião Vitor Pereira diz

    Tenho cadidíase no penis a mais de três anos, ela vem e volta. Já tratei com Cetoconasol e também com a pomada Novacort e também com outros remedios. Ela melhora alguns dias e depois volta. Meu médico proctologista me disse que teria de fazer uma cirurgia para fimose para resouver o problema. Há mais ou menos um ano procurei um dermatologista e ele me aconselhou a fazer hemoterapia, eu fiz por quase um ano e não adiantou. O que devo fazer? Que remedio devo usar? A cirurgia resolverá meu caso?
    Márcio.

    • Claudia diz

      Olha, sofri muito, mais a verdade que tem que tomar suplemento vitaminico e não comer açúcar por 15 dias, incluindo frutas e pães etc… Depois realmente dizer adeus ao açúcar branco e guloseimas.

    • Karoline diz

      Use nitrato de miconazol. Se for mesmo candidiase vai melhorar.

    • Erika diz

      Marcio, o melhor remédio é Itraconazol por 14 dias e lavagens diárias da sua região íntima com casca de barbatimão sem fuligem. Usar roupas intimas sempre de algodão, lavar as roupas com um pouco de vinagre e secar na sombra. Não guarde suas roupas em armários com mofo. Terá que seguir uma dieta rígida por pelo menos 3 meses sem açúcar, carboidratos, laticínios e principalmente glúten.

      Faça alguns exames para ver que vitaminas estão faltando e seu organismo e tome suplementos vitamínicos.

      Tudo isso dá muito trabalho, mas garanto que sua doenças reduzirá a zero se você seguir as recomendações para o resto da sua vida e nada de cirurgia não, pois a candidíase é uma bactéria que está no intestino e pode te atacar a qualquer momento.

      • Lis diz

        A candidíase é um fungo.

        • Raf diz

          Candida albicans é o fungo, candidíase é a doença!

      • Ana diz

        Candidiase é causada por fungo… Você está mal informada!

  9. Liza diz

    Já tomei Fluconazol por 3 meses. Pomada de fluconazol com tinidazol. Tioconazol com tinidazol… Iogurte natural aplicado com seringa. Nada resolve. A danada sempre volta. Alguém tem um tratamento novo?

    • Elen diz

      Eu sofri durante muito tempo com esse fungo. Depois que usei Gynazole, nunca mais soube o que é candidiase. Gynazole é um creme vaginal de dose única, custa em média R$60,00. Já indiquei pra outras amigas e elas também tiveram sucesso!

      • Cynthya diz

        Realmente Gynazole é a melhor.

      • Thiago diz

        Serve para o órgão genital masculino?

      • Silvio diz

        Essa pomada serve para homem também!?

    • Julia diz

      Vou deixar a minha experiência pra vocês, talvez alguém esteja com dificuldade de curar a candidíase, como eu tive:
      Há mais ou menos 3 meses notei um corrimento estranho, às vezes branco, às vezes amareladinho. Fui a 3 médicas que me deram certeza de que o que eu tinha era candidíase. Sem fazer exame algum (apenas observaram minha vagina), me receitaram diversos anti fúngicos (fluconazol, itraspor e nistatina) e eu fazia o tratamento e nada curava. Até o dia que consultei pelo SUS e fiz um exame de coleta de secreção vaginal, e foi constatado que na verdade eu tinha Garnerella, uma bactéria, e tinha alguns episódios de candidíase porque a bactéria alterava o pH da minha vagina favorecendo a vida do fungo, e por isso nunca curava. Meu corrimento, apesar de ter um cheiro ruim, foi sempre tratado como candidíase e só depois que descobri a verdadeira causa tratei adequadamente com metronidazol em comprimidos de 400mg, a cada 12 horas por 7 dias. E meu problema foi resolvido, o antibiótico fez efeito só no quinto dos sete dias de tratamento (até pensei que não iria curar), mas deu tudo certo! Resumindo: acredito que é sempre necessário fazer o exame de secreção vaginal, para você e seu médico terem certeza do que você tem, e se realmente é só aquilo mesmo ou se tem uma causa escondida por trás.

      • Dr. Carlos Andrade Costa diz

        Infelizmente os casos como o seu são mais comuns do que se pensa. O diagnóstico correto é muito importante e evita os efeitos colaterais de tratamentos que não são necessários.

  10. Gisele diz

    Não sei mais o que fazer, fiz um tratamento longo com cetoconazol. Duas caixas de 10 comprimidos cada e um tratamento de 7 dias com ovulos. Umas duas semanas estava bem, mas agora voltou, tomei duas doses de fluconazol e mesmo assim continua. Meu médico nem sabe mais o que me dar. O que faço?

    • Valonia diz

      Olá querida! A melhor forma de combater é você fazer tratamento com pomadas próprias. É mais aconselhavel que por comprimidos.

    • Raiane diz

      Oi. Eu fiz o tratamento com Gino-Canesten. Foi muito bom e não voltou mais.

  11. Rafaela diz

    Nossa adorei as respostas, elas me favoreceram muito! Parabéns e muito obrigado.

  12. Jani diz

    Minha dentista me indicou uma pomada para a candidiase nos lábios (triancinolona acetonida) mas não adiantou nada. O que eu faço?

  13. Ana Maria diz

    Gostaria de saber sobre como tratar com medicamentos naturais?

    • Francielem Gonçalves diz

      Não sei se vai te ajudar, mas sempre me ajuda. Sempre que me aparece candidíase eu tomo chá de penicilina uma vez ao dia, tomo sempre de noite.

  14. Helena diz

    Qual marca de remédio é mais aconselhável e de fácil acesso que poderia ser recomendada? E quais os tratamentos naturais mais eficazes?

  15. Maia Deusa diz

    A matéria foi ótima. Informação nunca é demais. Parabéns!

  16. Sonia diz

    Gostei muito das explicações. Parabens.

  17. Patricia diz

    E para a candidiase estomacal, qual o remédio?

    • Peter M. diz

      Olá, aqui vai minha estória e minha sugestão, moro fora do Brasil e estava já há muito sentindo inchaço na barriga, falta de apetite, gases e uma falta de energia crônica. Fui ao médico e ele disse que talvez eu estivesse com um desbalanco de candida no intestino, me recomendou comer pepino em conserva e sauerkraut (chucrutz) para ver o que aconteceria e se era isso mesmo. Comprei um vidro de pepino em conserva e uma lata de chucrutz no supermercado, estou fazendo isso há 5 dias apenas e me sinto outra pessoa. Minha barriga desinchou, minha disposição triplicou e minha fome dobrou. Era candidíase mesmo, vou comer esses alimentos diariamente o resto da minha vida, se vocês estiverem com o mesmos sintomas recomendo fazer o mesmo, mudou a minha vida.

      • Beto diz

        Maneiro – But since you are going to eat Sauerkraut “repolho” you gonna
        fart (gases) like hell.

    • Alexandre diz

      Olá, você tirou mais alguma coisa da sua dieta?

  18. Rafaella diz

    Eu achei o máximo essa explicaçáo… gostei muito.

  19. Luzimar diz

    Bom dia, estou com uma ardência na língua, e parece umas manchas avermelhadas, tenho que comer bem devagarinho, só agua e gelo que passa bem pela língua. O que será, será que é candidíase oral? Qual o remédio que devo usar… Obrigada.

  20. Jhuly diz

    Olá, gostaria de saber o que tomar para a candidiase oral porque já tomei de tudo e não acaba. Tenho uma coceira na gargata que não passa. Fica vermelha com pequenas bolinhas. É candiase ou é uma alergia. Tomei o flucunazol e fiz gargarejo com nistantina e não deu efeito. Continuo com sintomas ainda.

  21. Ronaldo diz

    Já tive candidiase no pênis por muito tempo. É constrangedor. Há algum tempo vendo tomando de dois a três suco de limão, de manhã e ao acordar. Desapareceu o problema.

    • Paulo diz

      Taí…. Valeu pela dica, Ronaldo…. Já é uma alternativa natural… Obrigado.

  22. Sueli Carvalho diz

    Não sinto o paladar dos aimentos e minha língua queima. Pode ser candidiase?

    • carla diz

      Pode ser deficiência de vitamina B12.

  23. Sheila diz

    Olá,
    Gostaria de saber qual o remédio indicado para quem está com candidíase nos olhos.
    Grata.

  24. Isabelle diz

    Olá, meu médico receitou pomada fentizol sem aplicador e itraspor (comprimidos). Tenho usado a pomada, mas não sei se tem que ser na parte interna da vagina, por isso só uso na exterior. Mas não tem funcionado, o que faço?

  25. Marina diz

    Eu já tive várias vezes fiz tratamento com praticamente todas as pomadas, inclusive eu fiz um tratamento de 28 dias com pomada e sempre voltou. Quando fui ao psicólogo e achei que não teria nada a ver e para minha surpresa estou com 5 anos sem dá isso… Tomo Alprazolam de 0.5mg quando vou dormir e também passou uma gastrite crônica que me doia nas costas. Tou feliz… Espero ter ajudado… O ruim é que viciei no remédio…. Mas também não quero largar não, pois me deixa muito feliz ele.

  26. Railton diz

    Olá, boa noite. Eu gostaria de compartilhar algo mais que me ajudou bastante com esses sintomas da cândida. Já tenho candidiase à mais de 5 anos, ela sempre vai e dois volta. Na verdade eu sei que para combater de forma definitiva eu teria que fazer uma reeducação alimentar bem rigorosa, deixando de comer açúcar pelo menos por uns 3 meses. Apesar disso tem algo que me ajudou bastante, que é o suco de alho com limão, eu tanto bebo como aplico no local. A maneira que faço: coloco 2 dentes de alho e um copo de água no liquificador, depois esprema um limão inteiro no copo, bebo a metade e a outra eu lavo. Faço isso umas 3 vezes na semana. Tem-me dado um ótimo resultado, espero que tenha ajudado.

  27. Ellen diz

    DICA VALIOSA: a candidiase é um fungo e todas as calcinhas e cuecas que usarem no tratamento terá que jogar fora. Não adianta deixar de molho no álcool, ou esquentar com ferro. Está contaminado. Assim que melhorar compre novas peças íntimas. Garanto que resolverá o problema e claro fazer as prevenções e as limpezas higiênicas.

  28. Lívia diz

    Candoral é muito bom! Mas comprem o original, genérico não resolve.

  29. Jany diz

    Tenho candiase vaginal há mais de três anos. Já usei pulmada e nada. O que eu faço? Me ajudem por favor.

    • Paulo diz

      Há vários relatos de dieta sem açucar (não ingerir açucar ou glúten por três meses)… Outra alternativa exposta é suco de limão pelas manhãs… Outro relato (homem) é dois dentes de alho, um copo de água (bate no liquidificador) depois acrescenta um limão… Tomar e lavar o local. Espero ter ajudado.

    • Cintia diz

      Teve um tempo que eu tinha várias inflamações vaginais uma seguida da outra. A minha médica que receitou uma vitamina c para a região íntima e como uma cápsula gelatinosa e coloca como se fosse um ob. Como já tem tempo não me lembro o nome do remédio, mas sua médica com certeza vai saber. Espero ter ajudado.

  30. Karina diz

    Tb tive e sabe o que resolveu??
    Aplicação de iodo no colo do útero pelo ginecologista. Santo remédio. Nunca mais tive outra.

  31. Aline diz

    Fui ao ginecologista e ela me passou miconazol. Mas não deu nem um resultado. Já não sei mais o que fazer.

  32. Áline diz

    Faz muito tempo que tenho, usei várias pomadas e comprimidos orais e nada serviu. O que faço?

  33. Etevalda diz

    Oi. Já tomei comprimido e fiz o tratamento de 7 dias e não acabou. Tomo sibutramina. Será que ela pode causar a candida? E tou com uma coceira nas pernas, durmo e acordo com isso. Estão ficando iguais a catapora. Por favor me ajudem.

  34. Zé Carlos diz

    Já usei de tudo e nada resolve, só falta a dieta do açúcar.

  35. Raide diz

    Segurei as melhores dicas de vocês. Muito obrigada!

  36. José Correa Filha diz

    Açúcar é veneno.

  37. Very diz

    Vai ai uma receita caseira: esprema um limão e acrescente 50 ml de água e aplique na região. A princípio irá arder, mais depois passa. Não existe remédio melhor para candidíase do que esse.

  38. Marcelo diz

    Estou com candidiase no pênis. Tomei remédio e estou usando pomada, mas ainda continua se espalhando. Não sei que faço, mas estou preocupado.

  39. Jessica diz

    Olá. Será que alguém pode me ajudar? Minha vagina está coçando muito. Sinto uma dorzinha no clitóris. Parece que tá cortado, mais não está! Será que é essa candidíase? Alguém me ajuda! Está coçando muito.

    • Dr. Carlos Andrade Costa diz

      Consulte um médico para ter um diagnóstico. A candidíase é fácil de identificar, mas há outros problemas mais graves que devem ser diagnosticados o mais cedo possível.

  40. Augusta diz

    Tenho gostado de ler os artigos, sobre cândidas. Obrigada.

  41. Luciana Gomes diz

    Tenho cândida à mais de 2 anos, já tomei tantos remédios… Fluconazol? É água com açúcar, toda semana é inferno na minha vida. Depois de anos descobri a solução para meu problema. Tomar 2 cápsula de ômega 3. Gente demorei para comprar e achava caro, mas graças a Deus resolveu meu problema.

    • Dr. Carlos Andrade Costa diz

      Sim, 1 a 3 gramas de ômega 3 ajuda no tratamento da candidíase. Para aumentar a ingestão de ômega 3 coma peixe gordo (como o salmão ou sardinha) ou tome um suplemento. Também é importante diminuir a ingestão de ômega 6 que estão presentes em óleos vegetais. O objetivo é aumentar a proporção de ômega 3 em relação ao ômega 6.

  42. Magda diz

    Bom eu sou diabética, meu nível de glicose está bem alta e descontrolada, estou com sintomas de candidíase vou tentar esse remédio fluconazol. Será que adianta no meu caso?

    • Dr. Carlos Andrade Costa diz

      Cara Margda, a resposta a essa pergunta está no artigo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *